Giovanni Dazzo e Gregory Thaler têm participação especial na aula de Metodologia de Pesquisa do PPGAA

Na quarta-feira, dia 10 de maio, os Professores Giovanni Dazzo e Gregory Thaler (ambos da Universidade da Geórgia - EUA) participaram de uma aula no âmbito da disciplina de Metodologia de Pesquisa, ministrada pelos Professores Mauricio Torres e Monique Medeiros (UFPA/INEAF/PPGAA), aos estudantes do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas. A aula, no formato híbrido, foi sobre métodos de Pesquisa-ação Participativa (PAR). Na primeira parte da aula, Dazzo compartilhou suas experiências na condução de projetos de pesquisa-ação participativa, principalmente com comunidades indígenas na Guatemala, e apresentou diferentes métodos de PAR, tais como: “ripples of change, “card sorting” e “storytelling”.

Na segunda parte da aula, Medeiros e os estudantes, que são das turmas de mestrado e de doutorado de 2023, realizaram juntos um exercício de “ripples of change”, se pautando na seguinte questão de reflexão “Quais mudanças na UFPA serão necessárias para uma participação acadêmica mais efetiva na COP30?

Tendo em vista que Belém deve sediar a Conferência do Clima da ONU, em 2025, a discussão suscitou inúmeras sugestões. Na sequência, os estudantes utilizaram a técnica do “card sorting” para priorizar e organizar suas reflexões. Após as discussões, o grupo decidiu elaborar um documento para ser apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFPA, de modo a compartilhar as proposições desenvolvidas em sua prática metodológica.

Esta seção de aula híbrida contribuiu para a cooperação internacional contínua, entre estudantes e docentes da UFPA e da Universidade da Geórgia, que vem se materializando  no desenvolvimento de pesquisa participativa na Amazônia Brasileira.