A SBPC lançou na última sexta-feira, 04 de junho de 2021, mais um volume da Coleção ‘’Povos Tradicionais e Biodiversidade. Contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças.’’

 

 

 

PARTE V - Avaliações Internacionais

Seção 14 - Avaliação do cumprimento de metas subscritas pelo Brasil;

 

Este volume vem a ser a Parte V da obra. Apresenta avaliações dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no âmbito dos direitos dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais e da contribuição da sociodiversidade para a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos.

 

O volume dialoga principalmente com as Partes I, III e IV, que apresentam e discutem as ameaças aos direitos desses povos, incluindo políticas públicas, obras de infraestrutura e mineração. Apresenta uma Avaliação das Metas de Aichi e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; analisa como o Brasil vem cumprindo as convenções e declarações internacionais diretamente relacionadas à biodiversidade e aos povos tradicionais – como a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos (TIRF) –, e também outras convenções que, embora não tratem diretamente dos temas mencionados, dizem respeito aos direitos civis e humanos de forma mais ampla, como a Carta Internacional dos Direitos Humanos. Discute a Revisão Periódica Universal (RPU), que é um processo de avaliação quadrienal implantado em 2006 sobre a situação dos direitos humanos nos Estados membros da Organização das Nações Unidas; resume e analisa as recomendações decorrentes do último relatório pelos Estados membros, relativas aos direitos dos povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e meio ambiente; e, por fim, aborda o importantíssimo Relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) dedicado à situação de direitos humanos no Brasil, aprovado em fevereiro de 2021.

 

São autoras do volume: Andréa Leme da Silva, Erika Yamada, Helena Neri Alves-Pinto, Luciana Ferraz, Manuela Carneiro da Cunha, Nurit Bensusan, Patrícia de Mendonça Rodrigues, Raisa Mulatinho Simões e Sônia Barbosa Magalhães

 

Link para a página da publicação no site da SBPC

http://portal.sbpcnet.org.br/publicacoes/povos-tradicionais-e-biodiversidade-no-brasil/

 

Clique aqui para visualizar o informe completo em PDF

 

Fonte: SBPC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES

EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

 

RESULTADO FINAL -Edital 001/2021 (PPGAA)

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR 2021Edital PDSE/CAPES 019/2020

 

A comissão responsável pela seleção interna de candidatos do PPGAA ao Programa de Doutorado Sanduíche no exterior 2021 (Capes), divulga o resultado final do candidato aprovado.

 

ACESSAR ARQUIVO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES

EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

 

RESULTADO PRELIMINAR -Edital 001/2021 (PPGAA)

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR 2021Edital PDSE/CAPES 019/2020

 

A comissão responsável pela seleção interna de candidatos do PPGAA ao Programa de Doutorado Sanduíche no exterior 2021 (Capes), divulga o resultado preliminar do candidato aprovado.

 

ACESSAR ARQUIVO

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

Edital 001/2021

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - 2021

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) anuncia por meio deste edital a inscrição para a concorrência de bolsas de doutorado

sanduíche no exterior, conforme EDITAL CAPES Nº 19/2020 – RETIFICAÇÃO.

 

ACESSAR EDITAL

Fiquem atentos:

A partir de 25 de janeiro de 2021, o email da secretaria do PPGAA passa a ser Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que substitui a antiga conta Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO – PPGAA

 PROMOÇÃO 2021

 

A comissão responsável pelo processo seletivo da turma 2021 do Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (PPGAA/Ineaf) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - Amazônia Oriental), divulga a lista final dos candidatos aprovados no processo seletivo do PPGAA – Promoção 2021. para informações sobre a aula inaugural e as matrículas em 2021. 

Solicitamos que acompanhem a página do Programa (www.ppgaa.propesp.ufpa.brpara informações sobre a aula inaugural e as matrículas em 2021.

 

Clique aqui para abrir o arquivo

A comissão responsável pelo processo seletivo da turma 2021 do Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (PPGAA/Ineaf) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - Amazônia Oriental), divulga a lista preliminar dos candidatos aprovados no processo seletivo do PPGAA – Promoção 2021.

A comissão ressalta que recursos referentes aos resultados da 2ª fase da seleção devem ser enviados por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para a coordenação, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até dia 4 de dezembro de 2020.

 

Belém, 1° de dezembro de 2020.

Clique para acessar o arquivo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES

EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável

 

RESULTADO FINAL DA 1ª FASE DO PROSEL – PPGAA PROMOÇÃO 2021

 

A comissão responsável pelo processo seletivo da turma 2021 do Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (PPGAA/Ineaf) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - Amazônia Oriental), divulga a lista final dos candidatos aprovados na 1ª fase do processo seletivo.

Solicitamos que acompanhem a página do Programa (www.ppgaa.propesp.ufpa.br) para as informações sobre as entrevistas (i.e. plataforma, data e horário).

 

 

Belém, 24 de novembro de 2020.

 

ACESSAR ARQUIVO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES

EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS - PROCESSO SELETIVO –

PROMOÇÃO 2021

 

DISTRIBUIÇÃO DE ENTREVISTAS - MAFDS e DAFDS

 

Os horários de entrevistas serão baseados na hora local de Belém/PA. O link de acesso à entrevista realizada no Google Meet será enviado por e-mail um dia antes da entrevista.

 

DISTRIBUIÇÃO MESTRADO (MAFDS)

 

DISTRIBUIÇÃO DOUTORADO (DAFDS)

 

 

--------------------------------