Na última quarta-feira, 20 de janeiro 2022, Sonia Magalhães e Monique Medeiros, docentes do Instituto amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf), da UFPA, apresentaram suas pesquisas para um conjunto de discentes, docentes e pesquisadores vinculados ao mestrado especializado ACTERRA das Instituições AgroParisTech/INRAE, em Clermont-Ferrand, na França. As apresentações se deram no módulo da formação de mestrado referente a « Abordagens participativas e projetos de território ». Com a exposição intitulada « Modalités de participation publique et conflits au Brésil », Sonia Magalhães compartilhou, de forma remota, suas pesquisas realizadas em Belo Monte, enfatizando a especificidade da participação de povos e comunidades tradicionais em contexto dos grandes projetos. Monique Medeiros, em sua palestra « Dynamique de la connaissance et de l'innovation autour de la construction de l'agroécologie brésilienne », de forma presencial, falou sobre seus trabalhos relativos à construção de conhecimentos e inovações agroecológicos no sul e norte do Brasil. 

 

Docente Monique Medeiros dialogando no evento / Foto: Acervo do PREFALC 

 

 

A participação das docentes do Ineaf nesse espaço está relacionada a uma missão científica que se dá no quadro de articulações de pesquisadores brasileiros, argentinos e franceses, em torno do projeto « Prospective participative pour un développement territorial articulant agriculture et villes moyennes en Argentine, Brésil et France », financiado pelo Prefalc (Dispositif Regional de Cooperation Universitaire en Reseau France - Amérique Latine - Caraïbe). O projeto coordenado pela docente e pesquisadora francesa Sylvie Lardon, emergiu no âmbito da Rede de cooperação internacional AgriTerris, da qual  pesquisadores e pesquisadoras do Ineaf fazem parte desde 2007.  Ainda no quadro dessa missão institucional, Monique Medeiros (presencialmente) e William de Assis (remotamente) apresentaram características socioeconômicas, ambientais e culturais do município de Irituia, no Nordeste Paraense, onde os mesmos estudantes desse mestrado terão a oportunidade de passar 10 dias, colocando em prática metodologias participativas trabalhadas nesse módulo do mestrado. Essa oportunidade também acontecerá vinculada ao projeto financiado pelo Prefalc. 

 

 

Docente Sônia Magalhães em transmissão remota / Foto: Acervo do PREFALC 

 

O módulo, que teve início no dia 17 de janeiro, tem previsão de finalização no dia 28 do mesmo mês. Monique Medeiros segue presencialmente, em Clermont-Ferrand, junto com colegas franceses e argentinos, participando de demais atividades vinculadas à missão científica. Nessa oportunidade, decisões relativas à organização da nova missão científica em Irituia, Pará, serão tomadas de modo a preparar o acolhimento dos/das colegas e estudantes franceses em campo brasileiro. Ademais, pretende-se com essa oportunidade estreitar os laços interinstitucionais e refletir sobre novas oportunidades de articulação científica, envolvendo, sobretudo, estudantes da graduação em Desenvolvimento Rural, da pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, docentes/pesquisadores do Ineaf, além de servidores técnicos. 

 

 

Docente Monique Medeiros fazendo sua apresentação / Foto: Acervo do PREFALC

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES

EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO – PPGAA

PROMOÇÃO 2022

 

A comissão responsável pelo processo seletivo do PPGAA – Promoção 2022, neste ato, vem retificar as notas da primeira fase, publicadas em 24 de novembro de 2021, e divulgar o resultado final do processo de seleção para mestrado e doutorado, da edição 2022. Em decorrência de um equívoco, o cálculo da primeira fase não seguiu ao preconizado no edital que rege o processo. Nos desculpamos por tal equívoco e trazemos a seguir o resultado final com as notas da primeira fase devidamente corrigidas.

Solicitamos que acompanhem a página do programa (www.ppgaa.propesp.ufpa.br) para informações sobre a aula inaugural e as matrículas em 2022.

Belém, 13 de dezembro de 2021.

Profª Drª ANGELA MAY STEWARD

Presidente da Comissão Processo Seletivo PPGAA – 2022

 

ACESSAR ARQUIVO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES

 

 

A Comissão Eleitoral, no uso das atribuições que lhe conferem a portaria 051/2021, vem por meio deste divulgar o resultado do processo eleitoral para o Cargo de Coordenador (a) e Vice Coordenador (a) do Programa de Agriculturas Amazônicas-PPGAA.

 

ACESSAR RESULTADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES
EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS
Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável
RESULTADO PRELIMINAR DA 2ª FASE DO PROCESSO SELETIVO – PPGAA - PROMOÇÃO 2022


A comissão responsável pelo processo seletivo das turmas 2022 do Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (PPGAA/INEAF) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Amazônia Oriental), divulga a lista preliminar dos resultados do processo seletivo do PPGAA – Promoção 2022. A comissão ressalta que recursos referentes à segunda fase do processo seletivo devem ser enviados por e-mail para <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, com cópia para a coordenação, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até dia 03 de dezembro de 2021.


Belém, 01 de dezembro de 2021.


Profª Drª ANGELA MAY STEWARD
Presidente da Comissão Processo Seletivo PPGAA – 2022

 

ACESSAR ARQUIVO