Nos dias 21 e 22 de abril, as docentes Monique Medeiros (Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares Universidade Federal do Pará/UFPA) e Ivanira Dias (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar/UFPA), as mestrandas Binto Mané, Odenira Dias e Luciane Lopes, e o doutorando Nelson Ramos Bastos, do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, acompanhadas do mestrando José Luis Souza, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, estiveram reunidos com distintos atores sociais de Salvaterra, no Pará, para dialogar sobre o início do projeto "Inovações sócio materiais na Ilha do Marajó: da produção de alimentos de qualidade à construção social de mercados por famílias rurais quilombolas".

No dia 21, pela manhã, na sede da Secretaria da Educação do município, participaram dessa primeira discussão representantes desta secretaria, secretaria municipal de agricultura, EMATER-PA, escritório local de Salvaterra, Senar/Salvaterra, Conselho de Alimentação Escolar, nutricionistas, Malungo e representantes das comunidades de Pau Furado, Deus Ajude e Vila União. Nessa oportunidade, Luciane e José Luis, que além de pesquisadores são também filhos de comunidades quilombolas de Salvaterra, junto aos seus colegas, apresentaram suas temáticas de pesquisa relacionadas ao projeto em questão. Na sequência dessa reunião, entre a tarde do dia 21 e o dia 22, outras reuniões foram feitas nas comunidades de Vila União/Campina, Pau Furado e Deus Ajude, com o mesmo propósito. Na ocasião, os/as presentes puderam fazer colocações a respeito de sua realidade no território quilombola e partilhar suas expectativas acerca do desenvolvimento do projeto.

Reunião em Salvaterra/PA para início do projeto

Foto: Membros do projeto, 2022.

 

O referido projeto, coordenado pela docente Monique Medeiros, tem como objetivo cerne analisar a potencialidade da operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como estimular sua consolidação, em comunidades quilombolas de Salvaterra, como instrumento de catalização de inovações sócio-materiais. É financiado pela Fapespa e tem duração prevista de 24 meses. Além de outros docentes pesquisadores da UFPA, distintas parcerias compõem essa proposta de trabalho, dentre essas destaca-se o CECANE/UFPA, a FAO/ONU, a FADECAM, a SEMED/Salvaterra, o Núcleo de ação e resistência quilombola Campinas Vila União e o grupo Abayomi.

 

Detalhe de arte visual desenvolvida pela comunidade

Foto: Membros do projeto, 2022.



A agenda de ações no âmbito do projeto está em construção coletiva e as primeiras atividades, a serem realizadas ainda no primeiro semestre deste ano, envolverão diagnósticos acerca das especificidades socioprodutivas das comunidades quilombolas de Salvaterra.

 

Equipe do projeto no Terminal Hidroviário de Belém/PA

Foto: Membros do projeto, 2022.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS


Edital 1/2022


PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - 2022



A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) anuncia por meio deste edital a inscrição para a concorrência de bolsas de doutorado sanduíche no exterior, conforme EDITAL CAPES PDSE Nº 10/2022.


Por meio do Edital CAPES PDSE Nº 10/2022, a Capes tornou pública a seleção de discentes de doutorado para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Recomendamos a todas e todos os interessados que leiam a integralidade desse edital e atentem para as diretrizes nele expressas, bem como ao cronograma relacionado ao processo seletivo.

ACESSO O ARQUIVO AQUI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

 

INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

 

 

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) publica os calendário de oferta de disciplinas do primeiro semestre de 2022, obrigatórias e optativas para MAFDS e DAFDS.

Atenção: O período de matrículas no SIGAA/UFPA será de 14 a 17 de fevereiro de 2022. Qualquer dúvida, enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Calendário de ofertas de disciplinas do PPGAA 2022-1 (PDF)

 

Calendário de ofertas de disciplinas do PPGAA 2022-1 (Excel)

Na última quarta-feira, 20 de janeiro 2022, Sonia Magalhães e Monique Medeiros, docentes do Instituto amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf), da UFPA, apresentaram suas pesquisas para um conjunto de discentes, docentes e pesquisadores vinculados ao mestrado especializado ACTERRA das Instituições AgroParisTech/INRAE, em Clermont-Ferrand, na França. As apresentações se deram no módulo da formação de mestrado referente a « Abordagens participativas e projetos de território ». Com a exposição intitulada « Modalités de participation publique et conflits au Brésil », Sonia Magalhães compartilhou, de forma remota, suas pesquisas realizadas em Belo Monte, enfatizando a especificidade da participação de povos e comunidades tradicionais em contexto dos grandes projetos. Monique Medeiros, em sua palestra « Dynamique de la connaissance et de l'innovation autour de la construction de l'agroécologie brésilienne », de forma presencial, falou sobre seus trabalhos relativos à construção de conhecimentos e inovações agroecológicos no sul e norte do Brasil. 

 

Docente Monique Medeiros dialogando no evento / Foto: Acervo do PREFALC 

 

 

A participação das docentes do Ineaf nesse espaço está relacionada a uma missão científica que se dá no quadro de articulações de pesquisadores brasileiros, argentinos e franceses, em torno do projeto « Prospective participative pour un développement territorial articulant agriculture et villes moyennes en Argentine, Brésil et France », financiado pelo Prefalc (Dispositif Regional de Cooperation Universitaire en Reseau France - Amérique Latine - Caraïbe). O projeto coordenado pela docente e pesquisadora francesa Sylvie Lardon, emergiu no âmbito da Rede de cooperação internacional AgriTerris, da qual  pesquisadores e pesquisadoras do Ineaf fazem parte desde 2007.  Ainda no quadro dessa missão institucional, Monique Medeiros (presencialmente) e William de Assis (remotamente) apresentaram características socioeconômicas, ambientais e culturais do município de Irituia, no Nordeste Paraense, onde os mesmos estudantes desse mestrado terão a oportunidade de passar 10 dias, colocando em prática metodologias participativas trabalhadas nesse módulo do mestrado. Essa oportunidade também acontecerá vinculada ao projeto financiado pelo Prefalc. 

 

 

Docente Sônia Magalhães em transmissão remota / Foto: Acervo do PREFALC 

 

O módulo, que teve início no dia 17 de janeiro, tem previsão de finalização no dia 28 do mesmo mês. Monique Medeiros segue presencialmente, em Clermont-Ferrand, junto com colegas franceses e argentinos, participando de demais atividades vinculadas à missão científica. Nessa oportunidade, decisões relativas à organização da nova missão científica em Irituia, Pará, serão tomadas de modo a preparar o acolhimento dos/das colegas e estudantes franceses em campo brasileiro. Ademais, pretende-se com essa oportunidade estreitar os laços interinstitucionais e refletir sobre novas oportunidades de articulação científica, envolvendo, sobretudo, estudantes da graduação em Desenvolvimento Rural, da pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, docentes/pesquisadores do Ineaf, além de servidores técnicos. 

 

 

Docente Monique Medeiros fazendo sua apresentação / Foto: Acervo do PREFALC