EDITAL – SELEÇÃO 2019

2

15.04.19 a 17.05.19

3

Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas

20.05.19

4

Apresentação de recursos relativos ao resultado da homologação

21 e 22.05.19

5

Divulgação do resultado final das inscrições homologadas

23.05.19

6

Primeira etapa (carta de intenção e entrevista) – eliminatória e classificatória

24.05.19

7

Segunda etapa (curriculum vitae) - classificatória

27.05.19

8

Divulgação do resultado parcial dos candidatos (as) aprovados (as)

28.05.19

9

Apresentação de recursos relativos ao resultado dos candidatos (as) aprovados (as)

29 e 30.05.19

10

31.05.19

11

03.06.19

12

Início do curso (aula magna)

04.06.19

Os resultados parciais e o resultado final serão divulgados no painel de avisos do PPGAA bem como em seu site (www.ppgaa.propesp.ufpa.br).

A Universidade Federal do Pará – Campus Guamá – por meio do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), em consonância com a Resolução n.º 5.141, 2019 – CONSEPE/UFPA, torna público o edital de seleção de candidatos e candidatas para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão em Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia (GESAM). O processo seletivo seguirá em conformidade com os critérios e prazos estabelecidos no presente edital.

1 - OBJETIVO DO CURSO

Aperfeiçoar a formação de profissionais que, preferencialmente, já atuam em instituições voltadas para a gestão de territórios de uso comum, envolvendo as diversas realidades produtivas, socioculturais e de gestão dos recursos presentes nesses territórios na Amazônia. O curso parte de uma base teórica para uma análise de prática com abordagens interdisciplinares. O objetivo é fortalecer as experiências profissionais como subsídios para dialogar com as comunidades tradicionais a partir do entendimento das suas lógicas, e enfrentar os diversos e distintos desafios de atuação na gestão desses territórios.

2 - PÚBLICO DE INTERESSE

Preferencialmente, profissionais e lideranças comunitárias graduados nas diferentes áreas do conhecimento atuando diretamente em atividades de gestão territorial, implementação de políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e consolidação territorial, além de projetos de pesquisa-desenvolvimento nas mais diversas problemáticas dos territórios de uso comum na Amazônia, a exemplo de unidades de conservação de uso sustentável, projetos de assentamentos agroextrativistas, territórios quilombolas, terras indígenas, dentre outros. Na ausência de experiência profissional na área, candidatos(as) com forte interesse e motivação para trabalhar nessa temática serão selecionados.

ACESSE O EDITAL AQUI