Na última terça-feira, 12 de março de 2019, o Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas – PPGAA, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF / UFPA, teve um momento marcante com a presença do Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, antropólogo, docente de diversos cursos de pós-graduação no Brasil, coordenador de projetos sobre Cartografia Social e pesquisador das temáticas sobre povos tradicionais, etnicidade, conflitos, movimentos sociais, processos de territorialização e Amazônia. O docente veio  ministrar a aula inaugural do PPGAA, com o tema Desafios aos Pesquisadores da Agricultura Familiar face às “Novas Plantations” e a reinterpretação da política agrária. O evento marcou o início do curso de Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimeto Sustentável – DAFDS.

Público presente à aula inaugural do PPGAA, 2019.

Foto: Setor de Comunicação INEAF

O evento contou com mais de 90 pessoas, e ocorreu no auditório do CAPACIT/UFPA. Estiveram presentes, docentes e discentes de mestrado e doutorado do PPGAA, também discentes do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, e ainda contou com a presença de pesquisadores da temática Agricultura Familiar, além de alunos e servidores do INEAF.

Prof.ª Dr.ª Ângela May Steward (UFPA), Coordenadora do PPGAA.

Foto: Setor de Comunicação INEAF

A Coordenadora do PPGAA, Prof.ª Dr.ª Angela May Steward, explicitou que a data seria um marco para o PPGAA, expôs que os docentes possuem boas espectativas quanto ao desenvolvimento das pesquisas dos novos discentes de mestrado e doutorado, agradeceu a participação dos docentes e discentes de várias unidades da UFPA, aos servidores, e à toda comunidade presente em um momento bem especial.

Prof. Dr. Flávio Bezerra Barros (UFPA), Diretor do INEAF.

Foto: Setor de Comunicação INEAF

O Diretor do INEAF, Prof. Dr. Flávio Bezerra Barros resaltou a importância do momento, e o significado disto, por se dar em uma Universidade Pública Amazônica, e por se tratar de um Programa de Pós-Graduação voltado para a pesquisa, a ação pública e a produção de conhecimentos com povos tradicionais, camponeses, indígenas, agricultores e agricultoras familiares. Destacou ainda a importância das parcerias com os movimentos sociais, o zelo pela  interdisciplinaridade do PPGAA, pela ética com as pessoas e grupos sociais pesquisados, e que as produções resultantes das pesquisas, além do impacto acadêmico desejado, possam criar impactos positivos na vida das pessoas envolvidas.

Prof.ª Dr.ª Dalva Maria da Mota (EMBRAPA, Amazônia Oriental), Vice-Coordenadora do PPGAA.

Foto: Setor de Comunicação INEAF

A Prof.ª Dr.ª Dalva Maria da Mota, vice-coordenadora do PPGAA e Pesquisadora da Empresa Brasileira  de Pesquisa Agropecuária, Amazônia Oriental, destacou a importância de se ter um curso de Doutorado aprovado,  ainda mais dentro da temática da Agricultura Familiar frente à problemáticas diversas no país. Destacou a participação da EMBRAPA Amazônia Oriental e seus pesquisadores junto ao PPGAA, a mais de 20 anos, parceria que vem se fortalecendo, também destacou o esforço e dedicação de todos os docentes do PPGAA para que fosse aprovado e dado início ao curso de doutorado, DAFDS.

Mestranda Raquel de Jesus Costa (UFPA), representação estudantil.

Foto: Setor de Comunicação INEAF

A Discente de Mestrado Raquel de Jesus Costa, representante dos alunos do PPGAA fez leitura de um poema de autoria própria em homenagem aos novos estudantes de mestrado e doutorado, agradeceu aos docentes pelo esforço em manter do PPGAA e pela criação do curso de doutorado.

Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida.

Foto: Setor de Comunicação INEAF

O Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida deu início à aula inaugural agradecendo pelo convite e pela honra de participar da aula inaugural, pela conquista e pelo significado de um curso de doutorado em Agricultura Familiar em um momento em que as pressões do agronegócio fazem aparentar a Agricultura Familiar como algo menor. O docente desenvolveu a aula inaugural e houve relevante participação dos presentes quando da abertura ao questionamento dos presentes. Abaixo se pode acessar os áudios da fala do Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, na aula inaugural do PPGAA, 2019.

Por: Moacir J. M. Pereira - Setor de Comunicação INEAF / UFPA