Diálogo com a Sociedade

Uma das marcas do Programa é o diálogo com a sociedade camponesa da Amazônia. Esse contato se dá por meio de prestação de serviços, assessorias, acompanhamentos, animação de grupos, tanto por meio de projetos, como por meio de pesquisas que têm sido feitas com esses grupos sociais. Recorrentemente, os docentes têm apoiado as associações de agricultores familiares e outras categorias sociais no acesso a políticas públicas por meio da elaboração de projetos, editais, ações de intervenção, formação e desenvolvimento. A integração com a sociedade igualmente se faz por meio dos projetos de extensão como o Residência Agrária, que oferece formação para assentados, bem como ações de intervenção junto aos agricultores e ribeirinhos das diversas áreas de assentamento vinculados aos alunos do curso de especialização em desenvolvimento agro-socioambiental. Outros projetos têm conduzido ações sobre soberania e segurança alimentar para o público infantil das escolas públicas de bairros carentes de Belém. Em 2014, consolidou-se o projeto Pindova, apoiado pela Petrobrás e iniciou-se o projeto de Fortalecimento de Práticas Agroecológicas de Mulheres na Amazônia, apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que mantêm oficinas de segurança alimentar associadas com a implantação de hortas e pomares e processamento de alimentos.

Integração com a Sociedade

Nos últimos anos, os egressos do PPGAA têm se inserido profissionalmente por meio de concursos públicos em diversas instituições de ensino, como o Instituto Federal do Pará, a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal do Oeste do Pará e a Universidade Federal Rural da Amazônia. Além dessas instituições, os egressos estão se engajando profissionalmente em Organizações Não-Governamentais, associações de produtores rurais, e prestando apoio e consultoria a diversas entidades de assessoria que trabalham de alguma forma com as comunidades rurais, sob diversas designações, sejam como agricultores familiares, quilombolas, pescadores, ribeirinhos e outros.